Logo Auditar

Contribuição Assistencial: Entendimento Jurídico e Recomendações para Empresas

O embate jurídico em torno da contribuição assistencial sindical e suas implicações para empresas e empregados.

A contribuição assistencial sindical tem sido alvo de intensa controvérsia no cenário jurídico brasileiro. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o debate sobre sua constitucionalidade, gerando repercussões significativas para empresas e trabalhadores.

De acordo com Daniela Matos, advogada do Benício Advogados, a decisão do STF estabeleceu que as contribuições assistenciais são constitucionais, desde que seja garantido o direito de oposição. Isso implica que os sindicatos podem exigir o pagamento dessas contribuições, contudo, os trabalhadores têm o direito de se opor a elas.

No entanto, a decisão ainda não transitou em julgado, aguardando o julgamento de embargos para definir se terá aplicação retroativa ou não. Diante desse cenário, é recomendado que as empresas informem aos seus empregados sobre o prazo para manifestarem eventual oposição à cobrança do sindicato, conforme estabelecido na norma coletiva.

Desde o julgamento do STF em setembro de 2023, muitas empresas deixaram de descontar a contribuição assistencial dos funcionários não sindicalizados, evitando assim possíveis ações judiciais por repetição de indébito. Por outro lado, é importante ressaltar que as empresas devem formalizar respostas às cobranças reiteradas dos sindicatos, esclarecendo os prazos garantidos aos empregados e a decisão recente do STF.

Essas recomendações têm como objetivo evitar questionamentos ou cobranças adicionais por parte das entidades sindicais, garantindo o cumprimento das obrigações legais e convencionais por parte das empresas.

Em suma, o debate em torno da contribuição assistencial sindical continua a evoluir, e as empresas devem estar atentas às decisões judiciais e às recomendações legais para garantir uma relação transparente e legal com seus colaboradores.

Fonte: Jornal Contábil

Veja também: